Alguns anos atrás, quando eu decidi embarcar nessa jornada por uma vida mais sustentável – e à base de plantas, uma das minhas maiores preocupações era achar marcas e produtos que substituíssem os que eu já tinha sem comprometer a qualidade e o conforto que eu estava acostumada.

Quando a gente chega nos 20 (ou muitos anos mais do que os 20), existem comodidades que ficam difíceis de abrir mão. Eu não abro mão de uma boa mascara e um bom hidratante, e foi uma saga até achar meus queridinhos!

Se você está começando essa jornada agora ou não, aqui vão algumas dicas que eu adoraria ter recebido:

Tenha em mente os seus por quês

Descubra os motivos que te faz querer usar marcas livres de crueldade e sustentáveis e lembre-se deles quando estiver na hora de comprar um cosmético novo. Para mim, não soa nada agradável passar substâncias derivadas de animais ou produtos que foram testados em animais na minha pele. Esse motivo sozinho já me faz optar por marcas e produtos veganos.

Além disso, procurar por produtos naturais e orgânicos significa que você está colocando sua saúde e o meio ambiente em primeiro plano. Produtos convencionais tem diversas substâncias que corrompem o nosso corpo e podem causar diversos distúrbios. Nem precisa falar sobre o custo ambiental, né?

Você não precisa jogar nada fora

O que está feito, está feito. Você não precisa jogar tudo o que tem fora e começar do zero, inclusive, isso vai contra o conceito de sustentabilidade e seria um desperdício de dinheiro e recursos. O que você já tem e ainda está em bom estado, pode e deve ser usado até o final. Caso você realmente não queira mais usar aquele produto por algum motivo específico, doe ele para alguém que vá fazer bom proveito.

Faça mudanças gradualmente

Conforme o que você já tem for acabando, ou surgir a necessidade de comprar novos cosméticos e maquiagens, pesquise por marcas veganas, naturais e sustentáveis. Isso torna o processo mais fácil e menos custoso, e no geral, mais divertido. Ter que mudar tudo de uma vez pode ser assustador e te fazer desistir antes de mesmo começar.

Busque inspirações em quem já entende do assunto

Bloggers e youtubers são minhas fontes de inspiração para achar produtos que valem a pena testar, mas você não precisa se limitar somente a esses dois grupos. Pesquise, pesquise, pesquise!  Algumas fofinhas que eu adoro ver as dicas são a Luíza Ferrari do La Luisité , a Nicole do Nicole Make, que fala sobre maquiagens veganas, e o canal da Karina Veiga, que apesar de não ser vegana, dá várias dicas de cosméticos naturais que muitas vezes são veganos também. Ah, além delas, tem minha lista de marcas veganas e a Marieli, vegetariana linda do Compra-se um fusca.

Se aventure em novas marcas e faça uma lista com as suas favoritas

maquiagens veganas

Descubra novas marcas veganas e sustentáveis e crie sua lista personalizada com as favoritas. Eu amo descobrir novas marcas que acabam virando paixões. Eu sempre assino a newsellers das que eu mais gosto pra quando precisar de algo, poder aproveitar alguma promoção que esteja rolando. Fora isso, algumas marcas tem firmado o compromisso que veganizar seus produtos, como é o caso da E.L.F que tem veganizado todos os seus produtos desde 2016.

Aprenda também a distinguir os os selos e certificações veganas e livre de crueldade, assim pode checar a embalagem quando estiver comprando em lojas físicas.

 

Use apps e websites

Use aplicativos para te ajudar, quando em dúvida sobre o produto ser livre de crueldade ou não. Eu gosto bastante do Cruelty-free (Android e IOS) e do Bunny Free (Android e IOS).

Um site bacana é EWG, que não mostra se o produto é livre de crueldade, mas é bom para checar o nível de toxicidade. Você pesquisa pela marca e/ou produto e ele te mostra todos os componentes da fórmula e o grau de perigo que cada ingrediente apresenta.

Aproveite a jornada

Por último, aproveite a jornada. Se divirta aprendendo sobre marcas e ingredientes novos, seja paciente com a sua evolução. Ainda hoje, eu acabo encontrando roupas e cosméticos não veganos nos meus pertences. Não é sobre ser perfeita, mas ser melhor a cada dia.

 

 

Share: